Sábado - Domingo FECHADO

Seg - Sex 7h - 18h
 

História

O Instituto Maia Vinagre nasceu da coragem e ousadia da educadora Hedda Maia Vinagre Mocarzel, que em 1953 era professora concursada do Estado do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, para complementar sua renda, resolveu montar uma colônia de férias em sua casa, localizada no bairro de Santa Rosa, com um quintal repleto de árvores frutíferas.

Ao final da temporada, as crianças não queriam ir embora da colônia. E foi essa motivação que fez com que D. Hedda resolvesse montar sua escola. Com muita dificuldade, decidiu criar uma classe de alfabetização em um dos quartos de sua casa. Ela própria saía de noite pelo bairro, distribuindo folhetinhos nas caixas de correio, com o seguinte dizer: “Uma escola para seu filho bem pertinho de você”.

Foi assim que, em 1954, o Instituto Maia Vinagre foi fundado, trazendo o sobrenome de seu pai, um eminente educador e matemático da Região Médio Paraíba, José Antonio Maia Vinagre. Já no primeiro ano a escola conseguiu formar uma turma e tudo parecia correr bem. No segundo ano, que decepção: não apareceram mais crianças! Mas D. Hedda não deixou a frustração lhe abater e persistiu no seu sonho, sempre ao lado de seu marido Evaldo Mocarzel, diretor administrativo da escola por mais de 40 anos.

Quase seis décadas depois, após ter educado mais de 15 mil alunos e alunas, o Instituto Maia Vinagre continua a ser uma referência no município de Niterói, pela sua seriedade e qualidade de ensino. Nos anos 2000, com a entrada dos netos da professora Hedda, Rodrigo, Henrique e Marcelo, a escola passou a experimentar um novo ciclo de crescimento, com implementação de muitas mudanças pedagógicas e grandes transformações físicas no espaço, tendo inclusive implementado o segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

O Instituto Maia Vinagre trabalha incansavelmente para se antecipar às mudanças sociais e educacionais e permanecer como um colégio, ao mesmo de tempo, de tradição e de vanguarda.